O SNS nos Centros de Saúde.
A Serviço Nacional de Saúde está do jeito que está e nem vale a pena bater no ceguinho que não vai ver mais por isso. Mas há coisas que me tiram do sério. E primeiro tenho a dizer que pelo que já ouvi estou muito bem servida, porque por esses caminhos fora, a nível de centros de saúde, há muita gente a quilómetros de um e sem médico de família. Pessoas que vão fazer fila às 2/3 horas da manhã para arranjarem uma vaga e pessoas que andam nisto tempos infinitos até conseguirem.
Em que medida é que estou bem servida?
Ora já não é a primeira vez que tendo consulta marcada para as 9:30/10 horas o senhor Doutor só me atende por volta do meio-dia a passar e quem se lixa? Eu. Eu que perco meio-dia de trabalho, perco tempo, paciência e ganho cabelos brancos pela espera. Mas ainda ouço “olha que podia ser pior”.
Hoje, que também não foi a primeira vez, tinha consulta marcada para as 11:45h. Consulta que tem vindo a ser adiada por um sem número de coisas que me são alheias e puff calhou hoje. Calhou não, calhava. Porque passavam dez minutos das onze recebo um telefonema do centro de saúde:
- Já está a chegar?
- Não. Ainda estou no trabalho, mas vou já sair. A consulta é às 11:45h certo?
- Certo. Quer dizer não. O senhor Doutor adiantou-se e já não vem a tempo.
- Não vou a tempo? Sim sim chego aí ainda a horas.
- Não é isso, não vem a tempo porque ele como se adiantou tem que sair.
…
…
Caraças pá, como me dá urticária pessoas que acham que podem tudo. E pessoas que se habituam ao “podia ser pior”.